Argumento

Nesta pesquisa pretende-se estudar como se deu a retomada do cineclubismo na cidade do Rio de Janeiro. Quem o pratica e com quais intenções, o que motiva esta pratica social e como e se ela se reflete em outras esferas de relações.

A escolha do recorte na cidade do Rio de Janeiro se justifica pela importância histórica que a cidade tem para o movimento. Foi nela que surgiu o primeiro cineclube do país, o Chaplin Club, fundado em junho de 1928. Os cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro compuseram a primeira Federação a se reorganizar após o golpe de 1968. Hoje o Rio é o estado mais expressivo em número de cineclubes depois de São Paulo.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Cineclubando - trabalho de campo - primeira incursão

Para esta primeira incursão no campo foi feito um levantamento dos cineclubes da cidade e suas programações. Neste primeiro momento observa-se que há um diálogo fluente entre a ASCINE-RJ e o CNC (Conselho Nacional de Cineclubes, e que os cineclubes filiados a associação local estão também no mapeamento nacional.

Em setembro de 2007, quando foi dado início a este trabalho, o mapeamento contava com 14 cineclubes cariocas, muitos dos quais (em torno de oito ou dez) criados e mantidos pela própria associação ou com a ajuda dela. O mapeamento hoje está em 32 cineclubes, mas com consciência de que há muitos ainda por serem mapeados.

Para o trabalho de campo foram escolhidos não só os cineclubes associados, mas também os independentes.

Os cineclubes visitados foram ABD&C (ASCINE), Cinegostoso ou Como é gostoso nosso cineclube (ASCINE), Cine ABI e Cinerama (UFRJ - ECO).

Foi montado um cronograma de visitação aos cineclubes e atividades afins, objetivando preencher o espaço de sete dias corridos com diferentes atividades cineclubistas na cidade.

A incursão tem início no encontro de Reconhecimento Instituicional dos Cineclubes. Um debate sobre a regulamentação da atividade promovido pela ASCINE – RJ e o Festival de Cinema do Rio 2007.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

Conte sua experiência cineclubista

Para compreendermos o atual universo cineclubista carioca precisamos saber quem são os personagens que figuram esta história.

Caso você seja um cinéfilo frequentador de um cineclube, alguém que tomou a iniciativa de fundar um ou um realizador que tem no cineclube o espaço de distribiuição de sua obra, relate-nos sua história.

Ela será publicada neste blog e fará parte da pesquisa monográfica.