Argumento

Nesta pesquisa pretende-se estudar como se deu a retomada do cineclubismo na cidade do Rio de Janeiro. Quem o pratica e com quais intenções, o que motiva esta pratica social e como e se ela se reflete em outras esferas de relações.

A escolha do recorte na cidade do Rio de Janeiro se justifica pela importância histórica que a cidade tem para o movimento. Foi nela que surgiu o primeiro cineclube do país, o Chaplin Club, fundado em junho de 1928. Os cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro compuseram a primeira Federação a se reorganizar após o golpe de 1968. Hoje o Rio é o estado mais expressivo em número de cineclubes depois de São Paulo.

terça-feira, 3 de março de 2009

Panorâmica

A atividade cineclubista é praticada no Brasil desde 1928, quando na cidade do Rio de Janeiro foi fundado o primeiro cineclube do país, o Chaplin Club.

Por manter uma atividade sistemática e organizada alcançou grande repercussão nos meios cultos da então Capital Federal. Reunia as figuras de maior prestígio no ambiente cultural carioca, influenciando as principais polêmicas da época.

O Chaplin Club lançou, entre outros filmes que marcam a história do cinema no Brasil, Limite, de Mário Peixoto, e O Encouraçado Potemkin, de Serguei Eisenstein. Em agosto de 28 o cineclube criava a revista O Fã, seu órgão oficial, que duraria apenas dois anos.

Fazendo oitenta anos em 2008, os cineclubistas brasileiros, atualmente, são organizados por cidadãos de diversas representações sociais. Os cineclubes não nascem mais apenas dos núcleos cultos das grandes cidades, e suas motivações não se restringem às de ordem política ou estética.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

Conte sua experiência cineclubista

Para compreendermos o atual universo cineclubista carioca precisamos saber quem são os personagens que figuram esta história.

Caso você seja um cinéfilo frequentador de um cineclube, alguém que tomou a iniciativa de fundar um ou um realizador que tem no cineclube o espaço de distribiuição de sua obra, relate-nos sua história.

Ela será publicada neste blog e fará parte da pesquisa monográfica.