Argumento

Nesta pesquisa pretende-se estudar como se deu a retomada do cineclubismo na cidade do Rio de Janeiro. Quem o pratica e com quais intenções, o que motiva esta pratica social e como e se ela se reflete em outras esferas de relações.

A escolha do recorte na cidade do Rio de Janeiro se justifica pela importância histórica que a cidade tem para o movimento. Foi nela que surgiu o primeiro cineclube do país, o Chaplin Club, fundado em junho de 1928. Os cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro compuseram a primeira Federação a se reorganizar após o golpe de 1968. Hoje o Rio é o estado mais expressivo em número de cineclubes depois de São Paulo.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cineclube universitário faz exibição sem debate

Na terça-feira, dia 02 de outubro, não havia nenhuma sessão. A maioria delas é mensal ou quinzenal, e quase todas acontecem no final da tarde ou à noite.

Na quarta-feira, fui ao Cinerama, o Cineclube da ECO, a Escola de Comunicação da UFRJ. Era uma iniciativa dos alunos. As atividades então,aconteciam quinzenalmente no auditório da CPM, no campus da Praia Vermelha, às 18 horas.

Quando cheguei ao CPM (Centro de Produção Multimídia), não havia nenhum indício da exibição. Já estava na hora marcada e ninguém da organização estava presente. Nenhum público à espera, nada. Resolvi perguntar ao segurança que tomava conta da portaria, ele estava atrás de um balcão, com o que parecia ser um livro de ponto aberto à sua frente.

O segurança me informou que não haveria sessão, que não tinha ninguém do cineclube e nenhum cartaz que indicasse o evento. Já estava indo embora quando os responsáveis pelo Cinerama chegaram, afobados. Uma menina falava ao celular, perguntando sobre a cópia do filme que seria exibido. Perguntei aos outros se eles eram do Cinerama e recebi a confirmação. Perguntei ainda se haveria sessão e eles responderam que sim, entre risos de constrangimento pela confusão. Avisei que o segurança estava informando que não haveria exibição e eles foram falar com ele. “Ih, já mandei um monte de gente embora, vocês não colocam cartaz aqui. Como é que eu vou descobrir que vai ter filme?”, disse o funcionário.

Finalmente, chega o rapaz que estava encarregado de trazer o filme. Ele se atrasou porque não conseguia estacionar o carro. A exibição do filme Ritual dos Sádicos, de José Mojica Marins (o Zé do Caixão), começa com mais de meia hora de atraso.

O Cinerama costuma realizar sessões sob eixos temáticos. Desta vez, se tratava da questão sado-masoquista. Nem sempre são feitos debates e, na ocasião, nada havia sido planejado para que houvesse um. Apenas oito pessoas na platéia composta pelos organizadores, eu e uma amiga, que convidei para a exibição. Ao final do filme, só restamos nós duas, mais duas pessoas da organização.

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Conte sua experiência cineclubista

Para compreendermos o atual universo cineclubista carioca precisamos saber quem são os personagens que figuram esta história.

Caso você seja um cinéfilo frequentador de um cineclube, alguém que tomou a iniciativa de fundar um ou um realizador que tem no cineclube o espaço de distribiuição de sua obra, relate-nos sua história.

Ela será publicada neste blog e fará parte da pesquisa monográfica.