Argumento

Nesta pesquisa pretende-se estudar como se deu a retomada do cineclubismo na cidade do Rio de Janeiro. Quem o pratica e com quais intenções, o que motiva esta pratica social e como e se ela se reflete em outras esferas de relações.

A escolha do recorte na cidade do Rio de Janeiro se justifica pela importância histórica que a cidade tem para o movimento. Foi nela que surgiu o primeiro cineclube do país, o Chaplin Club, fundado em junho de 1928. Os cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro compuseram a primeira Federação a se reorganizar após o golpe de 1968. Hoje o Rio é o estado mais expressivo em número de cineclubes depois de São Paulo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Viagem cineclubista

Sexta-feira, 11 de outubro, às 6 horas da manhã, eu e meu marido embarcamos, a convite do presidente do CNC, num ônibus que veio de São Paulo para buscar os cineclubistas cariocas para a Pré Jornada Nacional, que ocorreria em Vitória (ES).

Eram 26 pessoas representando o Rio de Janeiro, entre os quais Gabriela Paes de Carvalho Rocha, representando a ANCINE, Alessandra Stropp Borba, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), e representantes da ASCINE – RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro) e da ABD & C (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Rio de Janeiro).

Foi uma viagem agradável, de uma harmoniosa integração entre paulistas e cariocas contrariando as lendas de rixas que envolvem os dois estados. Nas 12 horas de viagem foram exibidos diversos estilos cinematográficos, desde expressionismo alemão até filmes de humor do site Youtube (www.youtube.com).

A proposta não era assistir e debater, como na premissa cineclubista, mas os comentários e trocas de opiniões foram surgindo expontâneamente durante a exibição dos filmes.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

Conte sua experiência cineclubista

Para compreendermos o atual universo cineclubista carioca precisamos saber quem são os personagens que figuram esta história.

Caso você seja um cinéfilo frequentador de um cineclube, alguém que tomou a iniciativa de fundar um ou um realizador que tem no cineclube o espaço de distribiuição de sua obra, relate-nos sua história.

Ela será publicada neste blog e fará parte da pesquisa monográfica.